Terça, 15 de Junho de 2021 22:22
43 9.9683-7009
BRASIL Brasil

Três em cada 10 reprovam atuação do Ministério da Saúde contra covid

Desempenho de Bolsonaro na crise sanitária provoca insatisfação em mais da metade da população, indica pesquisa Datafolha

14/05/2021 10h12
Por: Redação Portal Curiúva Fonte: R7
Troca do ministro da Saúde amenizou rejeição - (Foto: Adriano Machado/ REUTERS 06.05.2021)
Troca do ministro da Saúde amenizou rejeição - (Foto: Adriano Machado/ REUTERS 06.05.2021)

O desempenho do Ministério da Saúde à frente da crise sanitária provocada pelo novo coronavírus é reprovada por 32% dos brasileiros, o que representa três a cada 10 pessoas que julgam a atuação da pasta como "ruim" ou "péssima". A avaliação negativa consta de uma pesquisa Datafolha, divulgada na noite da última quinta-feira (14).

 Agora, além dos instatisfeitos com a pasta, há 37% que julgam a atuação como "regular", 30% como "ótima" ou "boa" e 1% que não souberam ou não responderam. O percentual representa uma queda em relação a março, quando 39% reprovavam o ministério.

A melhora do indicador pode estar associada à troca de comando da pasta, uma vez que Eduardo Pazuello foi substituído em meados de março pelo cardiologista Marcelo Queiroga, que estimulou o respeito às regras sanitárias (distanciamento social e uso de máscara) e incentiva a vacinação contra a covid-19.

A pesquisa Datafolha ouviu 2.071 pessoas, presencialmente, em 146 cidades do país, nos dias 11 e 12 de maio. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Bolsonaro na pandemia

A atuação do presidente Jair Bolsonaro no combate à pandemia é reprovado por mais da metade dos brasileiros (51%). Outros 27% consideram a postura do presidente como "regular", enquanto 21% dizem ser "ótima" ou "boa". Ainda houve 1% de respondentes que não souberam ou não responderam.

O desempenho de Bolsonaro melhora dentro da base tradicional de apoio. Entre empresários, 35% acham a gestão da crise "ótima" ou "boa". Por outro lado, quanto maior a renda, maior a crítica à postura do ex-militar. Entre quem ganha mais de dez salários mínimos (R$ 11 mil por mês), 67% reprovam a atuação de Bolsonaro. Entre as mulheres, a rejeição chega a 56%. 

Desempenho dos governadores

A performance dos governadores, principais adversários do presidente Jair Bolsonaro no combate à pandemia, também foi avaliada na pesquisa. 

Para 35% dos entrevistados, a avaliação dos gestores estaduais dos próprios estados é "ótima" ou "boa". Outros 35% consideram a gestão da crise sanitária pelos governadores como "regular". Por fim, 29% acham a administração da crise no âmbito estadual "ruim" ou "péssima" -- uma queda de seis pontos percentuais em relação a março, quando houve a última pesquisa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curiúva - PR
Atualizado às 22h13 - Fonte: Climatempo
14°
Poucas nuvens

Mín. 10° Máx. 22°

14° Sensação
9.9 km/h Vento
70% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (16/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 20°

Sol com algumas nuvens
Quinta (17/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 19°

Sol com muitas nuvens
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias