Sábado, 31 de Julho de 2021 20:57
43 9.9683-7009
SENADO FEDERAL Senado Federal

Senado debate privatização da Eletrobras nesta quarta-feira

O Senado realiza nesta quarta-feira (2), a partir das 10h, sessão remota para discutir a medida provisória que viabiliza a privatização da Eletrob...

01/06/2021 17h41
Por: Redação Portal Curiúva Fonte: Agência Senado
Usina de Tucuruí, controlada por subsidiária da Eletrobras; senadores manifestam preocupação com o risco de aumentos nas tarifas e de perda de controle sobre ativos estratégicos - Bruno Huberman
Usina de Tucuruí, controlada por subsidiária da Eletrobras; senadores manifestam preocupação com o risco de aumentos nas tarifas e de perda de controle sobre ativos estratégicos - Bruno Huberman

O Senado realiza nesta quarta-feira (2), a partir das 10h, sessão remota para discutir a medida provisória que viabiliza a privatização da Eletrobras (MP 1.031/2021).

Essa medida provisória prevê a emissão de novas ações da Eletrobras, para serem vendidas no mercado sem a participação do governo. Com a emissão e venda das novas ações, a participação do governo — que atualmente possui 51,82% das ações ordinárias — seria reduzida.

A Eletrobras é uma sociedade mista e de capital aberto vinculada ao Ministério de Minas e Energia. A empresa é responsável por mais de 30% da energia gerada no Brasil e tem mais de 58 mil quilômetros de linhas de transmissão, o que corresponde a 57% do total nacional. Além disso, ela tem capacidade instalada de 42.080 megawatts e 164 usinas, sendo 48 hidrelétricas, duas termonucleares e dezenas de outras fontes, como gás natural, eólicas ou a carvão e óleo.

Em audiência pública realizada na segunda-feira (31) na Comissão de Direitos Humanos do Senado (CDH), vários parlamentares manifestaram preocupação com a possível privatização da Eletrobras, que, segundo eles, pode provocar aumentos nas tarifas de energia e a perda do controle de ativos estratégicos para a soberania do país. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curiúva - PR
Atualizado às 20h54 - Fonte: Climatempo
10°
Poucas nuvens

Mín. Máx. 17°

° Sensação
18.9 km/h Vento
61.1% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (01/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 19°

Sol com muitas nuvens
Segunda (02/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 23°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias