Faccrei - Faculdade Cristo Rei
Cláudio - ESTÉTICA
Mania Veículos
Covid-19

FRANGOS PIONEIRO: Número de funcionários positivados para Covid-19 dispara em uma semana

Registros oficiais apontam 15 trabalhadores, mas número deve ser maior; empresa mantém operação

12/06/2020 10h29Atualizado há 1 mês
Por: Portal Curiúva
Fonte: Tribuna do vale
Divulgação
Divulgação

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro dos fatos que acontecem em todo Paraná.

Segue em franco crescimento o número de casos confirmados de Covid-19 entre trabalhadores da Frangos Pioneiro. Nos últimos dias houve mais diagnósticos positivos da doença entre funcionários e já existe um temor geral entre autoridades da região sobre a possibilidade de um surto à partir desses contágios. A empresa, por sua vez, segue na posição de manter a linha produtiva no atual formato, descartando a possibilidade de redução de jornada ou férias coletivas, por exemplo.

Para se ter uma ideia da gravidade da situação, Conselheiro Mairinck tem confirmado até o momento oito casos de moradores com Covid-19. Deste total, sete são de funcionários da Frangos Pioneiro – e o oitavo é da esposa de um desses trabalhadores infectados.

Em Guapirama, dos sete casos confirmados até o município, quatro são de funcionários da empresa. Ribeirão do Pinhal registrou quatro casos entre moradores que atuam na Frangos Pioneiro, sendo dois na unidade do próprio município e outros dois na sede, em Joaquim Távora.

Também há registro de diagnósticos positivos para Covid-19 em trabalhadores da empresa residentes em Abatiá, Carlópolis, Joaquim Távora, Quatiguá e Santo Antônio da Platina. É importante ressaltar, porém, que em um cenário de mais de 3 mil empregos diretos, onde existem moradores de vários municípios do Norte Pioneiro que atuam na empresa e os diagnósticos de Covid-19 raramente são divulgados com o local de trabalho dos pacientes, seja bem possível que haja mais pessoas com vínculo direto já contagiadas.

TRANSPORTE

Por se tratar de funcionários de diferentes setores, a empresa tem afirmado regularmente que não foi o local de contágio. Entretanto, o transporte é apontado pelos próprios trabalhadores como o local de maior risco.

Os funcionários da Frangos Pioneiro que residem em outros municípios vão, em sua maioria, de transporte coletivo exclusivo da empresa até o trabalho. Em viagens que duram até uma hora em determinados casos, mesmo com a redução do número de passageiros, o contágio é facilitado.

De acordo com a assessoria da Secretaria Estadual de Saúde, toda a situação é acompanhada de perto pela 19ª Regional de Saúde, que tem dado todas as orientações para a adoção de medidas preventivas à disseminação da Covid-19 entre os trabalhadores da Frangos Pioneiro.

A Regional também tem listado pacientes sintomáticos e assintomáticos aos respectivos municípios de origem. Com relação ao transporte deverá haver uma nova reunião nesta semana entre as partes para debater o tema.

A Frangos Pioneiro tem reiterado a adoção de medidas no transporte coletivo, com o aumento do número de veículos, aferição de temperatura, distanciamento com um funcionário a cada duas poltronas e uso obrigatório de máscara durante a viagem. A empresa também garante todos os cuidados possíveis na sua linha de produção com relação ao uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e demais medidas preventivas à Covid-19.

DENÚNCIA

Ontem (08) a Tribuna do Vale recebeu uma denúncia de que os funcionários da Frangos Pioneiro estariam recebendo apenas duas máscaras para o uso diário, o que não é o número ideal levando em consideração o tempo útil de uso.

OUTRO LADO

Em novo comunicado à Tribuna do Vale, a Frangos Pioneiro reafirmou que tem tomado todas as medidas preventivas e segue à risca um plano de ação elaborado junto à 19ª Regional de Saúde, além de negar que esteja fornecendo número insuficiente de máscaras para os funcionários – ao contrário, as máscaras cedidas são de tecido hospitalar e garantem proteção durante meio expediente. Este procedimento tem sido padrão em todos os frigoríficos.

A empresa ainda afirma que não pretende dar férias coletivas ou reduzir a jornada de trabalho, uma vez que já existe este plano de ação e constantes avaliações são realizadas para apurar as condições de funcionamento.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Curiúva - PR
Atualizado às 13h58
23°
Poucas nuvens Máxima: 24° - Mínima: 16°
23°

Sensação

16.6 km/h

Vento

46.3%

Umidade

Fonte: Climatempo
ZANATTA - Motores e ferramentas
Futurama
Municípios
Posto Curiúva
Últimas notícias
São Francisco
Mais lidas
Anúncio
Anúncio