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5 alimentos para prevenir o câncer de próstata (comprovado!)

É importante que esses alimentos sejam consumidos regularmente e em conjunto com uma alimentação balanceada e saudável, para que possam atuar na prevenção.

22/11/2021 às 09h47
Por: Redação Portal Curiúva
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(Foto: Reprodução)
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Existem alguns alimentos que podem ajudar a prevenir o câncer de próstata e que podem ser incluídos na dieta diária, alguns deles são tomate, brócolis, chá verde e salmão, pois possuem substâncias como licopeno, selênio, sulforafano, isoflavonas, polifenóis e ômega -3s, que atuam como antioxidantes e evitam os danos dos radicais livres às células da próstata.

É importante que esses alimentos sejam consumidos regularmente e em conjunto com uma alimentação balanceada e saudável, para que possam atuar na prevenção. Além de fazer outras mudanças no estilo de vida, como fazer atividade física regular e manter o peso recomendado.

O câncer de próstata tem sido associado a uma dieta rica em alimentos processados, como o consumo frequente de fast food e frios, como salsichas e presunto, por exemplo.

Por esse motivo, alguns alimentos que devem ser incluídos na dieta para prevenir esse tipo de câncer são:

1. Tomate (licopeno)

O tomate é o alimento mais rico em licopeno, que é um carotenóide que lhe confere sua cor vermelha, além de ser um nutriente com grande poder antioxidante que ajuda a proteger as células da próstata e inibir o crescimento das células cancerosas. Além de prevenir o câncer, o licopeno também atua diminuindo o colesterol LDL (mau) e protegendo o corpo de doenças cardiovasculares, como ataque cardíaco.

 

A quantidade de licopeno que deve ser consumida para prevenir o câncer é de 35 mg por dia, o que equivale a 12 tomates ou 230 ml de extrato de tomate. Este nutriente está mais disponível quando o alimento é submetido a altas temperaturas, então a pasta de tomate tem mais licopeno do que o tomate fresco.

Além do tomate e seus derivados, outros alimentos ricos em licopeno são goiaba, mamão, pitanga e melancia.

Conheça uma lista de alimentos ricos em licopeno .

2. Legumes crucíferos (sulforafano)

Vegetais crucíferos como brócolis, couve-flor, repolho, couve de Bruxelas e couve são ricos nos nutrientes sulforafano e indol-3-carbinol, nutrientes com efeito antioxidante que são responsáveis ​​por estimular a morte programada das células da próstata, evitando que as células malignas se multipliquem e favorecem a formação de tumores.

3. Castanha do Brasil (selênio)

O selênio é um mineral encontrado principalmente na castanha-do-pará e, em menor proporção, em outras castanhas, como amêndoas ou nozes, por exemplo. Esse mineral ajuda a prevenir o câncer por participar da morte programada das células, inibir a reprodução celular e por atuar como antioxidante.

Além da castanha-do-pará, também está presente em alimentos como farinha de trigo, gema de ovo, frango, clara de ovo, arroz, leite em pó, alho, feijão e repolho.

Veja outros benefícios para a saúde do selênio .

4. Chá verde (isoflavonas e polifenóis)

As isoflavonas e os polifenóis são compostos que exercem ação antioxidante no organismo, neutralizando assim os danos que os radicais livres causam às células. Além disso, possuem ação antiinflamatória e antimutagênica e atuam inibindo a proliferação celular e a agregação plaquetária.

Esses nutrientes também podem ser encontrados na maioria das frutas e vegetais, cacau, chocolate amargo, soja e vinho tinto.

5. Peixes gordurosos (ômega-3)

O ômega-3 é um bom tipo de gordura que atua como antiinflamatório e antioxidante, melhorando a saúde celular e prevenindo doenças como câncer de próstata e problemas cardíacos.

Está presente em peixes de água salgada como o salmão, atum e sardinha, e também em sementes como a linhaça e a chia.

Quais alimentos evitar

Para prevenir o câncer de próstata e qualquer outro tipo de câncer, é importante reduzir a ingestão de gorduras saturadas e trans, que estão presentes principalmente em carnes vermelhas, bacon, embutidos como salsichas, salsichas e presunto, fast food, biscoitos e industrializados alimentos como lasanha e pizzas congeladas.

Além disso, também é importante reduzir o consumo de açúcar e de alimentos que o contenham, como refrigerantes, sucos pasteurizados, entre outros, pois todos são alimentos pró-inflamatórios que têm sido relacionados ao aumento do risco de câncer de próstata .

Como incluir esses alimentos em sua dieta

A tabela abaixo mostra um exemplo de cardápio de 3 dias de como você pode incorporar os alimentos mencionados em sua dieta, a fim de cuidar da saúde da próstata:

Refeições principais Dia 1 Dia 2 Dia 3
Café da manhã 2 ovos mexidos com tomate (licopeno) e cebola + 120 ml de suco de laranja natural sem açúcar 30g de granola integral sem açúcar + 1 xícara de leite de amêndoa + 1 xícara de morangos fatiados (antioxidantes) 1 xícara de chá preto sem açúcar (polifenóis) + 2 fatias de pão integral com queijo ricota + 1 tangerina (antioxidantes)
Lanche da manhã 240 ml de smoothie de frutas com mamão (licopeno), 2 colheres de sopa de abacate (ômega-3) e 3 amêndoas (selênio)  1 xícara de chá verde (polifenóis e isoflavonas) + 3 torradas de trigo integral com guacamole caseiro (gorduras monoinsaturadas) 1 fatia de melancia (licopeno) + 1 colher de chá de sementes de chia (ômega-3)
Almoço jantar 120 g de salmão grelhado (ômega-3) com 1/2 xícara de arroz integral + alface e salada de cenoura ralada (licopeno) + 1 colher de chá de azeite de oliva (ômega-3) + um punhado de uvas roxas (polifenóis)

120 g de peito de frango e batatas assadas + salada de cenoura cozida (licopeno) com brócolis e couve-flor (sulforafano) + 1 colher de chá de óleo de linhaça (ômega-3) e vinagre de cidra de maçã (polifenóis) + 1 fatia de papaia (licopeno)

2 tomates médios recheados (licopeno) com atum (ômega-3) + Aspargos grelhados (licopeno) temperados com azeite (ômega-3) e vinagre balsâmico + 2 fatias de abacaxi
Lanche da tarde 1 xícara de chá verde (polifenóis e isoflavonas) + 6 nozes (ômega-3, selênio e zinco) 1 banana polvilhada com 1 colher de chá de canela (polifenóis) 1 iogurte natural com 30 g de uma mistura de nozes (nozes, amêndoas e amendoim) 

Não só a alimentação é importante, a prevenção também é importante, para isso você deve ir ao urologista a partir dos 40 anos, se tiver histórico familiar de câncer de próstata, ou a partir dos 50 anos, então isso indica a realização de exames até identificar precocemente os problemas da próstata e realizar o tratamento adequado.

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Sobre Segundo Alessandra Aziz, fitoterapeuta e professora do Curso CPT Farmácia Viva - Princípios Ativos, Identificação e Utilização de Plantas Medicinais, as plantas medicinais trazem uma série de benefícios à saúde humana quando utilizadas de modo adequado. Dependendo da planta, ela pode ser consumida in natura, mas em outros casos, as ervas medicinais exigem o preparo prévio antes do uso. Assim, temos os chás preparados em infusão, decocção e maceração, além de compressas, pomadas, tinturas e xarop
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