Terça, 04 de Agosto de 2020 08:28
43 9.9683-7009
VARIEDADES Natureza

SAPOPEMA: 17 passeios que você pode fazer no município

CACHOEIRAS DO PARANÁ, NORTE DO PARANÁ, SAPOPEMA, TURISMO RURAL

24/06/2020 12h48 Atualizada há 1 mês
Por: Portal Curiúva Fonte: turistandopeloparana
Reprodução
Reprodução

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro dos fatos que acontecem em todo Paraná.

Sapopema é uma pequena cidade do interior do Paraná que tem sido procurada por aventureiros interessados em conhecer o Pico Agudo. Porém, o turismo por lá, vai muito além desse que realmente é um lugar incrível!

A infraestrutura turística de Sapopema ainda é bem simples, mas a verdade é que a região é cheia de encantos naturais que valem a pena a visita. Sem contar as opções de locais para curtir a vida no campo e se deliciar com a culinária rural.

Neste post você vai encontrar uma lista de 17 sugestões do que fazer em Sapopema. Lembrando que existem outros passeios além desses, porém reuni o que pude conhecer junto com minha família.

A lista está numerada, mas isso não significa que está em ordem de preferência. Vou ser breve na descrição de cada lugar (coisa muito difícil), pois é só pra você ter uma ideia de coisas pra fazer por lá.

Lembrando que é bom entrar em contato para agendar a visita ou ver se o estabelecimento estará funcionando. O turismo na cidade funciona mais aos fins de semana e feriados nacionais.

A maioria dos locais que recebem visitas não tem o turismo como principal atividade econômica, por isso nem sempre estão disponíveis para receber as pessoas. Portanto, uma dica muito importante, é não sair de casa antes de entrar em contato com os proprietários ou prestadores de serviços da cidade.

Além dos contatos que deixei em cada uma das opções, você também pode falar com o pessoal da Secretaria de Turismo da cidade: (43) 35481018. Outro detalhe é que na Zona Rural de Sapopema apenas o WhatSapp funciona bem.

Este post tem sido atualizado conforme temos retornado à cidade. Nesta última atualização separei os lugares por bairros ou por proximidades de lugares importantes.

**Post original publicado em outubro de 2017

**Post atualizado em 07/05/2019

TODAS AS OPÇÕES A SEGUIR FICAM EM BAIRROS PRÓXIMOS AO PICO AGUDO

1) SE AVENTURAR NA TRILHA DO PICO AGUDO

O Pico Agudo é o queridinho da região de Sapopema e por isso vamos começar o listão com ele, pois claro que não poderia faltar nesta lista. Pra quem gosta de uma aventura mais pesada, ele é uma ótima opção. Contei como foi nossa experiência ao visitar o Pico e deixei nossas dicas  aqui.

Sapopema_parana_pico_agudo_Dri

2) VISITA AO SALTO LAMBARI

O Salto Lambari fica no Bairro Lambari na Fazenda Primor. Essa cachoeira fica no caminho para o Pico Agudo, portanto, dá pra aproveitar e fazer os dois passeios no mesmo dia. Isso se você subir o Pico bem cedinho.

Salto Lambari em Sapopema.jpg

 

A trilha para o Saltinho tem em torno de 1000 metros. A única dificuldade é no final que tem um pouco de inclinação e é preciso o auxílio de corda. Nós estávamos com uma criança de 5 e uma senhora de 66 anos e conseguimos descer e subir bem. Claro que tudo com muito cuidado. A caminhada para chegar ao saltinho foi mais lenta, mas o retorno levou em torno de 20 minuto apenas.

Trilha Salto Lambari.jpg

O Salto é pequeno, mas muito bonito e tem um poço fundo (aproximadamente 6 metros) de águas cristalinas. Amei!!!  Muito gostoso para nadar! E até as crianças podem brincar, pois tem uma parte rasinha com pedrinhas no fundo (que não doem os pés). É claro que tem que ficar de olho o tempo todo porque a parte rasa é próxima da profunda. Mas, dá para os pequenos brincarem bastante.

poço do salto Lambari Sapopema.jpg

**Atualização 07/05/2019: a trilha passou por melhorias. Não chegamos a ir pra lá conferir. Mas, a Mariana (Mary Turismo Sapopema) comentou que está bem mais acessível, agora.

Assista ao vídeo sobre nossa visita ao Salto Lambari.

3) VISITAR A CACHOEIRA DA MATA

A Cachoeira da Mata é localizada no Sítio Boa Vista que fica no Assentamento São Luiz II. Também, fica próxima ao Pico Agudo, portanto, esta é mais uma opção de cachoeira que dá pra dar uma passada depois de se esbaldar na trilha do Pico.

A Cachoeira é muito bonita! E tem um poço pequeno que em sua parte mais profunda tem em torno de 3 metros. Pra quem não sabe nadar (ou não quer), é possível sentar na beiradinha e aproveitar a brisa boa do lugar.

A trilha de acesso tem 800 metros de distância. A trilha é natural, mas está bem limpa. Pode ser considerada uma trilha fácil, apesar de sua inclinação. Para descer não senti nenhuma canseira, mas pra subir fiquei meio ofegante (tive até que fazer uma paradinha…hahá). Claro que, isso vai depender do seu nível de condicionamento físico.

É preciso ter cuidado para não escorregar ou tropeçar em raízes de árvores, principalmente na hora da descida. Em alguns lugares da trilha é possível contar com o auxílio de alguns corrimãos. Porém, não confie totalmente neles, pois alguns estão meio soltos ou um pouco moles. Mas, já servem como um apoio. O Léo confiou demais e acabou perdendo o equilíbrio bem próximo a algumas ortigas. Não chegou a relar e ficou bem. Sempre tome cuidado e preste atenção onde vai pisar e/ou colocar a mão.

No local tem banheiros e uma pequena lanchonete. Quando fomos para lá, era feriado apenas na nossa cidade, portanto não estava em funcionamento normal. Mas, ao menos conseguimos fazer a visita na cachoeira.

4) CONTEMPLAR E/OU SE REFRESCAR NA CACHOEIRA BELA VISTA

A cachoeira Bela Vista (antiga Zé Pretinho) também fica no Assentamento São Luiz II.  A trilha de acesso tem em torno de 300 metros dentro da mata fechada. É uma trilha fácil, mas exige alguns cuidados, pois seu início é no alto do paredão lateral da cachoeira.

CACHOEIRA_BELA_VISTA_ZÉ_PRETINHO_SAPOPEMA

É possível fazer a trilha com crianças, mas de mãos dadas o tempo todo. A cachoeira é linda e tem um poço fundo que é próprio para banho (para quem sabe nadar). Quem não sabe ou não quer se aventurar pelas águas escuras, pode aproveitar um pouquinho o riacho que fica um pouco mais abaixo da cachoeira.

Não tem banheiro no local, nem lugar para comprar água ou lanche. Então lembre-se de levar alguma coisa para o seu consumo, principalmente se estiver com crianças.

5) VISITAR A CACHOEIRA FRANÇA

Mais uma opção de cachoeira que conhecemos em Sapopema e que fica relativamente próxima ao Pico Agudo é a Cachoeira França.

A trilha para cachoeira tem cerca de 300 metros. É uma trilha curta, porém é bem inclinada e escorregadia. Acho que não são todas as pessoas que conseguem descer devido a essa dificuldade. Pessoas mais acostumadas a fazer trilhas e que adoram um desafio, vão amar.

Por outro lado, pessoas com algum tipo de dificuldade de locomoção ou com pouco espírito aventureiro possivelmente sentirão muito desconforto.

O Léo gostou bastante, por conta de todo o desafio. Eu senti cansaço no retorno, mas como a trilha é curta foi bem tranquilo. Em alguns trechos precisávamos nos apoiar em cordas que estavam bem velhinhas. Então, tome cuidado se ao descer, precisar se apoiar nelas.

Quando visitamos a cachoeira estava com pouca água, devido a seca, mas mesmo assim deu pra perceber toda a sua beleza. Os paredões e pedras ao seu redor estavam bem preservados e com muitas plantas. Muito lindo!

A cachoeira possui um pequena piscina natural bem rasinha e com águas cristalinas que ficam turvas quando alguém toca o seu solo. É um lugar bem tranquilo para ficar com crianças. A única dificuldade é chegar até lá. Espero que eles melhorem a trilha facilitando o acesso ao local (eles tem essa intenção).

No início da trilha tem banheiros e uma pequena lanchonete. Nós comemos coxinha, alfajor e compramos um pão caseiro para levar pra casa. Tudo o que consumimos por lá estava uma delícia, mas preciso falar que, o pão caseiro estava divino, super macio e saboroso.

TODAS AS OPÇÕES A SEGUIR FICAM NO BAIRRO VIDA NOVA

6) TOMAR UM CAFÉ RURAL NA FAZENDA ABAETÉ 

Sapopema não é só feita de aventura, mas tem também boa gastronomia. A Fazenda Abaeté é uma ótima opção para tomar um café fresquinho com produtos naturais e preparados com muito capricho. Além do café rural servem almoço e jantar. Mas, é preciso agendar com antecedência e estar em grupo com no mínimo 6 pessoas.

A Sandra prepara as refeições de acordo com os produtos que ela tem a disposição. Portanto, não é possível escolher o menu. No entanto, todas as vezes que comemos lá havia alguma opção de carne, saladas variadas, além do tradicional arroz e feijão.

Contato para falar com a Sandra: (14) 98167-2187 – apenas WhatSapp.

CAfé_RURAL_FAZENDA_ABAETÉ_SAPOPEMA

*** Clique em Fazenda Abaetê para saber mais sobre ela, pois tem um post completo aqui no Blog. E se quiser assistir o vídeo de uma das vezes que estivemos lá, clique na imagem abaixo.

Fazenda Abaetê em Sapopema

7) VISITAR A CASA DE PEDRA.

A Casa de Pedra é um sítio arqueológico que fica no Bairro Vida Nova. Falei sobre esse passeio aqui. Se estiver muito calor, dá pra se refrescar no riacho que fica às margens da Casa de Pedra.

3

**Para fazer esse passeio você deve contatar o pessoal do Sítio Mathias – (43) 98405-7027.

8) VISITAR O SÍTIO SANTA GERTRUDES

Sitio Santa Gertrudes Sapopema.JPG

Nós fomos rapidamente ao sítio Santa Gertrudes, que fica no bairro Vida Nova e pudemos caminhar um pouco por lá e tomar um café da tarde. O café incluiu doces caseiros, queijo, pão e leite com café. Tudo muito fresquinho e gostoso!

Além disso, lá tem diversos animais: porcos, galinhas, galinhas da angola, vacas, carneiros, além dos gatos e cachorros. É muito bacana para levar crianças que nunca tiveram contato com animais de fazenda ou que gostam de observar a bicharada. A proprietária do sítio disse que é possível até ter a experiência de tirar leite da vaca. Nós queremos retornar lá para vivenciar isso.

Cafe da tarde sitio santa gertrudes sapopema.jpgLá você também pode comprar queijos e doces, que precisam ser encomendados.

Contato: (43) 996066682 (WhatSapp).

preco-com-simbolo-do-dolar_318-77331 Custo da visita com café da tarde: R$ 10,00

9) ASSISTIR A REVOADA DAS GARÇAS NO SÍTIO RECANTO DAS ÁGUAS

Revoada das Garças Sapopema (2).jpg

O Sítio Recanto das Águas também fica no Bairro Vida Nova de Sapopema, bem pertinho da Fazenda Abaetê. E lá você pode assistir a revoada de diversas Garças. É um espetáculo da natureza!! Muito lindo de ver!

Revoada das garças Sapopema.jpg

Porém esse passeio não acontece o ano todo. A revoada das Garças normalmente ocorre entre os meses de setembro e fevereiro. A partir de fevereiro os pássaros começam a migrar para regiões mais quentes. Nós tivemos o privilégio de assistir esse espetáculo em abril, fenômeno que nunca havia acontecido antes. Além das garças, lá tem também diversas capivaras que podem ser observadas.

Assistindo a Revoada no Sitio Recanto das Águas em Sapopema.jpg

O sítio não conta com infraestrutura para observação, sugiro levar algo para sentar na grama, como uma canga ou esteira de praia. Nós não tínhamos levado nada, acabamos nos sentando na porteira do sítio que fica em frente ao Lago.

Atualização: 11/12/2018 – Agora os turistas podem observar as garças e também as capivaras que habitam a propriedade, sentados em bancos de madeira que ficam na beira da lagoa. Amei a iniciativa da Raquel!

Contato: (43) 98721976 (WhatSapp).

preco-com-simbolo-do-dolar_318-77331 Custo da visita: R$ 5,00

Assista ao vídeo de nossa experiência em alguns dos locais que pudemos vivenciar um pouco do turismo rural de Sapopema.

10) COMPRAR QUEIJOS E DOCES CASEIROS NA FAZENDA ABAETÉ OU SÍTIO DO MATHIAS.

Uma das coisas mais gostosas de viajar é comer…ahaha. E trazer um pouquinho da viagem com a gente também é bom demais. Tanto a Fazenda Abaeté quanto o Sítio do Mathias oferecem delícias pra gente comprar. Entre em contato com eles para encomendar ou reservar.

Fazenda Abaeté: (14)  98167-2187/ Sítio do Matias: (43) 99814-8826 – (WhatSapp).

geleia_sitio_matias_sapopemapreco-com-simbolo-do-dolar_318-77331 Consultar  os proprietários.

11) ANDAR À CAVALO EM UM DOS SÍTIOS DA REGIÃO.

Uma das coisas que o Léo mais gostou de fazer em Sapopema foi andar à cavalo. Pagando um valor super justo dá pra passar um tempo com a criançada andando à cavalo.

Nós fizemos passeio à cavalo no sítio do Mathias (foto à direita) que fica no bairro Vida Nova e no Sítio Lara (foto à esquerda) que fica no bairro Mambuca . Os cavalos eram mansos e muito simpáticos.

preco-com-simbolo-do-dolar_318-77331 Sítio Lara: consultar a proprietária por meio do telefone (43) 99674-1506 (Mariana).

preco-com-simbolo-do-dolar_318-77331 Sítio Mathias: R$ 10,00 por pessoa – (43) 98405-7027 (Sueli) – (WhatSapp).

OPÇÃO NO BAIRRO MAMBUCA

12) SE REFRESCAR NO RIACHO DO RIO LAMBARI

O Riacho é muito tranquilo e por isso deve ser bem gostoso poder aproveitar um dia de calor por ali. A Mariana nos contou que em dias de sol, é possível ver os peixes nadando, pois a água é bem cristalina. Nós não tivemos a sorte de ver isso, pois como tinha acabado de chover a água estava turva. É um ótimo lugar pra ir com crianças.

RIACHO DO RIO LAMBARI.jpg

É importante levar seu lanche e água, pois não tem lugar para comprar nada. Sem banheiro por perto também. É aventura mesmo!!

TODAS AS OPÇÕES A SEGUIR FICAM NA SERRA DO GATO

13) CONTEMPLAR A MARAVILHOSA PAISAGEM NO SÍTIO VISTA ALEGRE

serra do gato valdevino
O proprietário do Sítio Vista Alegre é o Seu Valdevino Luz, um homem que sempre sonhou e lutou pelo turismo em Sapopema.

O Sítio Vista Alegre fica na Serra do Gato, no Assentamento São Luiz e tem uma das paisagens mais lindas da região de Sapopema. Este é o grande diferencial do lugar e porque vale muito a pena a visita.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sapopema - PR

Sapopema - Paraná

Sobre o município
Notícias de Sapopema - PR
Curiúva - PR
Atualizado às 08h25 - Fonte: Climatempo
15°
Tempo aberto

Mín. 11° Máx. 22°

15° Sensação
19.3 km/h Vento
70.4% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (05/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 23°

Sol
Quinta (06/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 24°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias