Sexta, 03 de Dezembro de 2021
32°

Poucas nuvens

Curiúva - PR

SAÚDE VACINAS

Norte Pioneiro tem quase 8 mil pessoas que não tomaram a segunda dose da vacina

Assim como em todo Paraná, região ainda soma pessoas que não tomaram nenhuma dose da vacina, o que aumenta os riscos de contaminação e evolução da doença

25/11/2021 às 08h20
Por: Redação Portal Curiúva
Compartilhe:
Foto: Ilustrativa - Reprodução/Internet
Foto: Ilustrativa - Reprodução/Internet

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro dos fatos que acontecem na região e em todo Paraná

No Paraná, no Brasil e no mundo, infelizmente algumas parcelas da população, mesmo que baixa, ainda não tomou nenhuma dose ou não retornou para tomar as demais doses da vacina contra a Covid-19. Um levantamento realizado pela Folha mostra que esta situação também tem sido registrada no Norte Pioneiro.

Segundo dados da 19° Regional de Saúde de Jacarezinho, aproximadamente 7.730 mil pessoas que tomaram a primeira dose da vacina contra Covid-19 ainda não voltaram para tomar a 2° dose do imunizante. Cerca de 4.182 pessoas que tomaram a 1° dose do imunizante Coronavac não retornaram para a 2° dose, e dos demais imunizantes 3.550 pessoas não remontaram.

Ainda conforme os dados repassados pela Regional, tem sido registrado que as pessoas não imunizadas correspondem aos atuais casos positivados graves. Já os que completaram a imunização e foram contaminados, estão apresentando apenas com sintomas leves.

Apesar do total de pessoas que não completaram o esquema vacinal, o Norte Pioneiro vem comemorando sinais de que a pandemia está perdendo força. Cerca de 80% da população da região já completou o ciclo vacinal.

Segundo o Diretor Chefe da 19° Regional de Saúde de Jacarezinho, Marcelo Nascimento e Silva, nas últimas quatro semanas os principais indicadores da doença vêm registrando uma queda sustentável, como no caso dos números de casos positivos, óbitos e taxa de ocupação de leitos de UTI. “Apesar da taxa de contaminação estar baixa no momento, sabemos que trata-se de uma doença extremante perigosa e incerta, por isso as medidas sanitárias devem continuar e a vacinação também. Aqueles que não completaram o ciclo vacinal, apesar de estarem em atraso, devem procurar o Posto de Saúde mais próximo para completar a imunização, esse gesto vai além da proteção individual, se trata de uma ação para saúde pública”, enfatiza o Diretor.

O mais novo indicador positivo é em relação a taxa de positividade dos testes de Covid-19 que tiveram uma baixa considerável em todos os municípios da 19° Regional de Saúde. Apenas 5% dos testes de Covid-19 feitos pela rede pública de saúde durante o mês de outubro deram resultado positivo para o vírus. Esse número aponta para a menor taxa de transmissão da doença ao longo de toda a pandemia.

O Diretor comenta ainda que, esses fatos são reflexos da vacinação que esta intensa em todo estado do Paraná. “Conforme a vacinação foi aumentando nas faixas etárias, podemos perceber uma redução drástica no número de casos confirmados. Os casos mais graves que vemos no período atual, são de pessoas que não tomaram a vacina, isso reflete ainda mais o poder que a vacinação está tendo na queda de casos. Mais uma vez friso que aqueles que não se vacinaram ainda podem completar a imunização procurando seu Posto de Saúde, e evitar todo o sofrimento que a doença causa”, conclui o Diretor.

 

Por redação com folhaextra

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias