Domingo, 20 de Setembro de 2020 20:09
43 9.9683-7009
GERAL Praga

Especialistas alertam que nuvem de gafanhotos pode chegar ao Norte do Paraná

O perigo para nossa região, é que os insetos ataquem as culturas de inverno, como de aveia, trigo e milho.

26/06/2020 16h18 Atualizada há 3 meses
Por: Portal Curiúva Fonte: Taroba news
Reprodução
Reprodução

Uma imensa nuvem com milhões de gafanhotos apareceu na Argentina, em direção ao Brasil e pode chegar ao Norte do Paraná. Eles são descritos na Bíblia, como uma das dez pragas do antigo Egito. Capazes de destruir lavouras inteiras, voltaram a ser notícia em pleno 2020.

Imagens foram registradas, na província Argentina de Corrientes, na divisa com o Brasil, no Rio Grande do Sul. Os insetos são uma grande ameaça e, ainda que remota, não está descartada a possibilidade deles chegarem ao Norte do Paraná. A nuvem desses insetos, desta vez surgiu no Paraguai, pode viajar de 60 a 100 quilômetros por dia dependendo da velocidade do vento. Já foram 600 quilômetros em uma semana. Os insetos são uma grande ameaça e, ainda que remota, não está descartada a possibilidade deles chegarem ao norte do Paraná. 

O perigo para nossa região, é que os insetos ataquem as culturas de inverno, como de aveia, trigo e milho. O ciclo de vida dos gafanhotos é variável, mas eles se reproduzem todos os anos, porém dificilmente formam grandes populações. Situações assim já ocorrem no Brasil, nas décadas de 1960, 1940 e 1930 e destruíram plantações. Os fatores são diversos, o clima poder ser um deles. 

A nuvem pode ter alguma relação com o momento da pandemia, já que com as pessoas em isolamento, a fase inicial do crescimento populacional dos insetos não foi percebida a tempo para se fazer um controle de manejo. No entanto, a nuvem deve se desfazer em alguns dias, conforme eles forem morrendo ou dispersando.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curiúva - PR
Atualizado às 19h59 - Fonte: Climatempo
19°
Muitas nuvens

Mín. 16° Máx. 27°

19° Sensação
20.4 km/h Vento
61.2% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (21/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 24°

Sol com muitas nuvens e chuva
Terça (22/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 23°

Sol com muitas nuvens e chuva
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias