Faccrei - Faculdade Cristo Rei
Mania Veículos
Cláudio - ESTÉTICA
TEMPO

Simepar alerta que ‘Ciclone Bomba’ se formou e ventos podem passar dos 100 km/h no PR

Há previsão de que a passagem da frente fria associada a este ciclone cause chuva no Paraná nas próximas horas,

30/06/2020 15h50
Por: Portal Curiúva
Fonte: Simepar
Divulgação/ilustrativa
Divulgação/ilustrativa

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro dos fatos que acontecem em todo Paraná.

Uma ciclogênese (que é formação e intensificação de um ciclone extratropical), chamado de Ciclone Bomba, está em andamento sobre o Sul do Brasil nesta terça-feira (30) e as instabilidades causadas por ele já causam chuvas no Rio Grande do Sul, em parte de Santa Catarina e também no Paraná. Em alguns pontos do RS houve registro de chuvas acima de 100mm nas últimas horas e rajadas de vento muito intensas, chegando a superar os 100km/h.

Os mapas de Pressão Ao Nível Médio do Mar do modelo americano Global Forecast System – GFS indicam que este sistema causou uma queda na pressão atmosférica nas ultimas 24 horas (entre a manhã de ontem e a manhã de hoje) da ordem de 18hPa no litoral gaúcho. Além disso, é previsto que a taxa de queda na pressão atmosférica será maior que 24hPa em 24h nas próximas horas. Com quedas de pressão atmosférica dessa magnitude, este fenômeno poderá ser classificado como um ‘ciclone bomba.

De acordo com o Simepar, apesar desse nome assustar, este fenômeno é relativamente comum em diferentes partes do mundo e não difere tanto de outros ciclones que causam chuvas no Sul do país ao longo do ano. O destaque nos ciclones bomba são as intensas rajadas de vento geradas nos seus arredores por causa da queda acentuada da pressão atmosférica verificada no centro de baixa pressão em pouco espaço de tempo.

A presença deste fenômeno na Região Sul já é percebida no Paraná que, apesar de estar na periferia desse sistema meteorológico, é atingido por intensas rajadas de vento registradas em grande parte do estado. Destaque para os registros (até o momento) de 92,5 km/h em Palmas, 78,8km/h em Entre Rios, 77,4km/h em Francisco Beltrão e 76,0 km/h em Laranjeiras do Sul.

Há previsão de que a passagem da frente fria associada a este ciclone cause chuva no Paraná nas próximas horas, com previsão de alguns temporais e mais ocorrência de rajadas de vento.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Curiúva - PR
Atualizado às 19h06
14°
Muitas nuvens Máxima: 21° - Mínima: 13°
14°

Sensação

9.7 km/h

Vento

77%

Umidade

Fonte: Climatempo
ZANATTA - Motores e ferramentas
Futurama
Municípios
Posto Curiúva
Últimas notícias
São Francisco
Mais lidas
Anúncio
Anúncio