Segunda, 17 de Janeiro de 2022
28°

Pancada de chuva

Curiúva - PR

SAÚDE CHÁ

10 Benefícios do chá de alecrim, para que serve e como prepará-lo

O chá de alecrim é caracterizado pelo seu sabor, aroma e benefícios para a saúde que incluem: melhorar a digestão, aliviar dores de cabeça, promover o crescimento do cabelo e combater a fadiga frequente.

11/01/2022 às 18h53
Por: Redação Portal Curiúva
Compartilhe:
(Foto: Reprodução) Internet
(Foto: Reprodução) Internet

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro dos fatos que acontecem na região e em todo Paraná

O chá de alecrim é caracterizado pelo seu sabor, aroma e benefícios para a saúde que incluem: melhorar a digestão, aliviar dores de cabeça, promover o crescimento do cabelo e combater a fadiga frequente.

Esta planta, cujo nome científico é Rosmarinus officinalis, é rica em compostos flavonóides, terpenos e ácidos fenólicos que lhe conferem as suas propriedades antioxidantes. Além disso, o alecrim é antisséptico, carminativo, depurativo, antiespasmódico, antibiótico e diurético. 

Nossa nutricionista explica um pouco mais sobre os diferentes benefícios do chá de alecrim e como prepará-lo corretamente.

1. Pode melhorar a digestão

O chá de alecrim pode ser tomado após o almoço ou jantar, sendo útil para melhorar o processo digestivo, ajudando a combater a azia e o excesso de gases. Dessa forma, a distensão abdominal, a sensação de saciedade e a falta de apetite diminuem.

2. Excelente antibiótico natural 

Devido às suas propriedades medicinais, o alecrim tem ação antibiótica, sendo mais eficaz contra Escherichia coli, Salmonella typhi, S. enteritidis  e  Shigella sonei, que causam infecção urinária, vômito e diarreia.

Apesar disso, a ingestão de medicamentos prescritos pelo médico não deve ser excluída, mas é uma excelente forma de recuperação mais rápida. 

3. Excelente diurético 

 

O chá de alecrim é um excelente diurético natural e pode ser usado em dietas para emagrecer e combater a retenção de líquidos no organismo. Este chá aumenta a produção de urina, estimulando o organismo a eliminar líquidos e toxinas acumulados, melhorando a saúde. 

4. Combata a fadiga mental 

Vários estudos verificaram os benefícios do alecrim para o funcionamento do cérebro, sendo um excelente auxiliar em períodos de estresse, como antes e durante os exames, ou antes e depois de reuniões de trabalho muito importantes. 

Além disso, as propriedades do alecrim parecem combater o Alzheimer, prevenindo a perda de memória, mas mais estudos devem ser realizados para que possa ser utilizado na produção de medicamentos anti-Alzheimer. 

5. Purifique o fígado

O alecrim pode melhorar a função hepática e reduzir as dores de cabeça que surgem após comer demais, principalmente alimentos ricos em gordura ou bebidas alcoólicas.

No entanto, não deve ser usado em casos de doença hepática sem orientação médica, pois é conhecido por ter efeito hepatoprotetor, mas sua eficácia nesse tipo de doença ainda não foi comprovada. 

6. Ajuda a controlar o diabetes

O chá de alecrim também ajuda a manter o diabetes sob controle, pois reduz a glicose e aumenta a insulina. A ingestão deste chá não exclui o uso de medicamentos recomendados pelo médico e a realização de uma dieta adequada, devendo ser ingerido como complemento ao tratamento médico e nutricional. 

7. Combate a inflamação

Beber chá de alecrim também é excelente para combater a inflamação, aliviar a dor, o inchaço e o desconforto. Por isso, ajuda a combater inflamações nos joelhos, tendinite e até gastrite, que é a inflamação do estômago. 

8. Poderia melhorar a circulação

 

O alecrim tem um efeito antiplaquetário, por isso é muito útil para quem sofre de problemas circulatórios ou que precisa descansar por alguns dias, nesses casos, melhora a circulação sanguínea e previne a formação de trombos, que podem obstruir o fluxo sanguíneo . circulação. Por isso, uma excelente recomendação é ingerir esse chá após uma cirurgia, por exemplo.

9. Ajude a combater o câncer 

Estudos em animais sugerem que o alecrim é capaz de reduzir a ação tumoral devido à sua ação antioxidante, porém, ainda são necessários mais estudos para identificar exatamente como essa planta pode ser utilizada na produção de drogas anticancerígenas. 

10. Pode promover o crescimento do cabelo 

 Além de tudo isso, o chá de alecrim sem açúcar pode ser usado para lavar os cabelos, pois fortalece os fios, ajudando a combater a oleosidade excessiva e a caspa. Da mesma forma, favorece o crescimento do cabelo porque melhora a circulação do couro cabeludo.

 

Como fazer chá de alecrim

Ingredientes

  • 5 g de folhas frescas de alecrim;
  • 250 ml de água fervente.

Modo de preparação

Adicione o alecrim à água fervente, deixe descansar por 3 a 5 minutos, devidamente tampado. Coe, beba morno e sem açúcar. Este chá pode ser ingerido de 3 a 4 vezes ao dia. Da mesma forma, este chá também pode ser usado para lavar o cabelo.

 

Além de ser usado na forma de chá, o alecrim também é uma erva aromática usada para temperar alimentos, e suas folhas podem ser usadas frescas ou secas. Da mesma forma, você também pode comprar o óleo essencial, sendo usado para adicioná-lo à água do banho ou para massagear regiões do corpo que estejam doloridas. 

Quanto tempo para beber este chá?

Não há um tempo definido para a ingestão deste chá, no entanto, os herbalistas costumam recomendar por 3 meses e infundir por 1 mês. 

É melhor usar as folhas secas ou frescas?

É preferível utilizar folhas frescas, pois o potencial terapêutico se encontra principalmente no óleo essencial de alecrim, que se encontra em maior concentração nas folhas frescas do que nas secas. 

Você pode fazer chá de alecrim com canela?

Sim, não há contraindicação ao uso da canela em conjunto com o alecrim para preparar o chá. Para fazer isso, 1 pau de canela deve ser adicionado à receita original do chá. 

Possíveis efeitos colaterais

O chá de alecrim é considerado bastante seguro, porém quando consumido em excesso pode causar náuseas e vômitos. 

No caso do óleo essencial, não deve ser aplicado diretamente na pele, pois pode causar irritação. Também não deve ser usado em feridas abertas e não deve ser usado em pessoas com epilepsia, pois pode causar convulsões.

No caso de pessoas com pressão alta e em uso de medicação, pode causar hipotensão; daqueles que tomam lítio, causam intoxicação; e aqueles que tomam diuréticos, desequilíbrio eletrolítico. 

Contra-indicações e cuidados

Este chá não deve ser ingerido durante a gravidez, lactação ou por crianças menores de 5 anos de idade. 

Pessoas com doenças do fígado ou da vesícula também não devem usar esse chá, pois ele tem efeito colagogo, ou seja, facilita a liberação da bile, o que pode piorar os sintomas e até a doença. Nem deve ser ingerido por pessoas com epilepsia. 

 

Além disso, pode interagir com alguns medicamentos como anticoagulantes, diuréticos, lítio e medicamentos para regular a pressão arterial (inibidores da enzima conversora da angiotensina), portanto, se você tomar algum desses medicamentos, consulte seu médico antes de tomar o chá de alecrim. 

 

Por redação com tuasaúde

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias