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Klabin e HEINEKEN vão criar território 100% circular para embalagens em Telêmaco Borba

Projeto-piloto inovador, desenvolvido em Telêmaco Borba (PR), será modelo para todas as cidades reduzirem o envio de resíduos sólidos para aterros

13/01/2022 às 15h49
Por: Redação Portal Curiúva
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Foto: reprodução internet
Foto: reprodução internet

Com o objetivo de tornar Telêmaco Borba, cidade de aproximadamente 80 mil habitantes no interior do Paraná, o primeiro território 100% circular em embalagens do País, a Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e embalagens de papel do Brasil, e o Grupo HEINEKEN, segunda maior cervejaria do Brasil, se uniram para uma parceria inovadora em prol do meio ambiente. A iniciativa visa dar a destinação correta a todos os resíduos sólidos recicláveis do município, que deverão ser transformados, reaproveitados ou reciclados, evitando que sejam enviados para aterros sanitários. O objetivo é que o modelo seja possível de ser repetido em todas as cidades.

O projeto Território 100% Circular em Embalagens (TC100), estruturado em 2020 pelo Hub Incríveis – rede de inovação criativa que surgiu com o objetivo de reinventar o uso de embalagens – ganhou ainda mais potência com a chegada das duas empresas e com o apoio do ViraSer, programa de logística reversa que atua para acelerar, qualificar e profissionalizar os sistemas de coleta seletiva nos municípios. A expertise das companhias, que possuem áreas de atuação distintas, possibilita melhor gestão dos resíduos, principalmente na cadeia do papel, vidro e alumínio.

“O objetivo desse projeto é unir fortalezas, conhecimentos, experiências e recursos para darmos mais um importante passo rumo às mudanças necessárias em relação ao uso de embalagens pós consumo no Brasil. Nós acreditamos no potencial de colaboração entre as esferas público e privada para endereçar essas questões, pois entendemos que, somente juntos, será possível garantir os impactos positivos que almejamos de ponta a ponta na cadeia de embalagens”, comenta Ornella Vilardo, gerente Sênior de Sustentabilidade do Grupo HEINEKEN.

Entre os principais desafios do projeto está o de aumentar ao máximo a reciclagem de embalagens. Para isso, na primeira fase do TC100, que ocorreu em 2021 e foi patrocinada pela Klabin, foi realizado um diagnóstico detalhado da quantidade de materiais de embalagens reciclados e comercializados pela cooperativa local, além da medição do total de materiais direcionados para o aterro. Esse levantamento identificou que apenas 11,7% das embalagens de Telêmaco Borba são recuperadas via coleta seletiva ao ano.

Foram mapeados os principais problemas e desafios da gestão de resíduos e apontadas medidas para elevar este potencial de reciclabilidade, unindo esforços da prefeitura e cooperativas, cidadãos e empresas. As ações incluem melhorias na estrutura das cooperativas, aperfeiçoamento das políticas públicas, formação e desenvolvimento de lideranças, iniciativas de educação ambiental e a criação de uma rede de comercialização de reciclados.

“Estamos estruturando um modelo que vai ser aplicado até o fim de 2022, em Telêmaco Borba, e será possível de ser repetido pelas demais cidades que queiram ser um território onde se recicla o máximo possível de embalagens e se envia o mínimo para aterro”, afirma Julio Nogueira, gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Klabin. “É mais uma das iniciativas que a Klabin está desenvolvendo para atingirmos os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).”

Próximas fases

 

Com a entrada do Grupo HEINEKEN e sua expertise na cadeia de vidro, o projeto agora busca novas parcerias que tenham na sua estratégia a circularidade de embalagens, focando em empresas produtoras de plástico e metal, para garantir o conhecimento em todas as cadeias. A segunda etapa do projeto envolve a criação conjunta de soluções, com chamada aberta para startups, ONGs, empresas e demais instituições interessadas. Elas deverão ajudar na busca de soluções para os desafios de gestão de resíduos identificados, promover ações de educação ambiental, fortalecer a coleta seletiva e ampliar a rede de comercialização das embalagens recicláveis, além de propor melhorias nas leis de gestão de resíduos na cidade.

As duas empresas patrocinadoras (Klabin e Grupo HEINEKEN) vão prototipar o máximo de soluções que permitam ampliar o estudo e refinar a metodologia do TC100, para que a iniciativa seja levada para outras cidades brasileiras. Assim que finalizada a etapa de cocriação, a terceira fase deverá colocar todas as soluções criadas em prática na cidade e acompanhar os resultados, identificando pontos de melhoria, acertos e o potencial de escalação de cada iniciativa.

 Telêmaco Borba pioneira

 O município passou por um processo de seleção que analisou mais de 20 territórios brasileiros, e foi selecionado por representar demograficamente várias cidades brasileiras: possuir um aterro sanitário no fim de sua vida útil, ter uma prefeitura engajada no tema de economia circular e ser beneficiado pelo Programa de Resíduos Sólidos da Klabin. “A cidade foi selecionada pelo comitê de inovação do Hub Incríveis para servir como um case que inspire e viabilize a construção de métodos e práticas circulares para outros territórios”, afirma Marcos Iorio, responsável técnico do Projeto TC100. Este será o primeiro município do Brasil a ter um projeto deste porte implementado.

 

Dentre outras conquistas, o Programa de Resíduos Sólidos da Klabin já fez um trabalho de fortalecimento das cooperativas do município, com o desenvolvimento das lideranças e melhora da logística e da eficiência produtiva. Também foram incentivadas no município ações de educação ambiental e ampliação da comercialização dos materiais. Um dos melhores indicadores do sucesso foi o aumento do volume de vendas e elevação de mais de 200% na renda média dos trabalhadores da cooperativa parceira. Além disso, passaram a trabalhar em melhores condições de saúde, higiene e segurança.

A iniciativa conta ainda com o apoio do ViraSer, um programa de Logística Reversa que atua para acelerar, qualificar e profissionalizar os sistemas de coleta seletiva implantados pelos municípios, com fortalecimento da atuação dos profissionais de reciclagem, especialmente por meio de suas associações. O ViraSer também atua em outros cinco municípios que integram o Programa de Resíduos Sólidos da Klabin, uma parceria da companhia com o Consórcio Caminhos do Tibagi que, desde 2012, contribui com ações que melhoram os indicadores ambientais de Telêmaco Borba, Ortigueira, Imbaú, Tibagi, Reserva e Rio Branco do Ivaí.

Para saber mais e acompanhar o projeto TC100, acompanhe as redes sociais do Hub Incríveis: Instagram - @hubincriveis, Facebook – hubincriveis, LinkedIn - hubincriveis e YouTube – Hub Incríveis.

Sobre o Grupo HEINEKEN no Brasil  

 

O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A ("Brasil Kirin"), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 13 mil empregos e tem 15 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias, localizadas em Alagoinhas (BA), Alexânia (GO), Araraquara (SP), Benevides (PA), Caxias (MA), Igarassu (PE), Igrejinha (RS), Itu (SP), Jacareí (SP), Pacatuba (CE), Ponta Grossa (PR) e Recife (PE), duas micro cervejarias em Campos do Jordão (SP) e Blumenau (SC) e uma unidade de concentrados para refrigerantes em Manaus (AM). No Brasil, o portfólio de cervejas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken®, Sol, Amstel, Tiger, Lagunitas, Kaiser, Bavaria, Eisenbahn, Baden Baden, Devassa, Schin, Glacial, No Grau e Kirin Ichiban. O portfólio de não alcoólicos inclui Água Schin, Schin Tônica, Skinka e os refrigerantes Itubaína, Viva Schin e FYs. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, a maior cervejaria da Europa. 

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