Sexta, 14 de Agosto de 2020 01:29
43 9.9683-7009
PARANÁ TEMPORAL

Ciclone se forma no Sul do Brasil com ventos de aproximadamente 90km/h

Há risco de novos temporais a partir do domingo, 5 de julho, com a passagem de uma frente fria e em seguida, a formação de outro ciclone com ventos de até 90 km/h

04/07/2020 23h09
Por: Portal Curiúva Fonte: Terra e G1
Reprodução
Reprodução

Há risco de novos temporais a partir do domingo, 5 de julho, com a passagem de uma frente fria e em seguida, a formação de outro ciclone com ventos de até 90 km/h em alguns pontos dos estados de RS, SC e PR, de acordo com o site "Clima tempo".

A população da região Sul do Brasil ainda se recupera dos estragos feitos pela forte chuva e a ventania dos dias 30 de junho e 1 de julho, causadas por uma frente fria e um forte ciclone extratropical, e terá que enfrentar novos dias tempestuosos. Outra frente fria passa pelo Sul do Brasil no domingo, 5 de julho, e em seguida teremos a formação de outro ciclone extratropical.

É uma situação de perigo? Sim! É alto o risco de novos temporais e é uma situação de alerta. Há risco de vento forte e de chuva forte para os três estados, mas que não necessariamente vão ocorrer nos mesmos locais que foram destruídos no começo da semana.

Para os meteorologistas, uma decisão crucial e difícil: onde e com qual intensidade a baixa pressão atmosférica do novo ciclone extratropical vai se organizar? Modelos de previsão numérica do tempo divergem na simulação da situação para os próximos dias. 

Mas o que se pode alertar com relativa segurança, por enquanto, é que vem mais chuva forte e com potencial para danos poisé esperado em algumas regiões 90 km/h.

As dúvidas, diferenças entre simulações numéricas do tempo, ciclones extratropicais bombásticos, bombinhas e normais, a angústia de prever mais chuva sobre lugares que já sofreram danos recentes, a tensão em situações meteorológicas difíceis, a responsabilidade de uma previsão de evento extremo, de usar os termos corretos para não alarmar demais, mas também não deixar de alertar para uma situação de perigo, o alerta para clientes e a população em geral, tudo isto faz parte do dia a dia do meteorologista que trabalha em operação e com a comunicação meteorológica. Não dá para voltar no tempo e corrigir um erro de previsão. É menos pior errar por ter alertado em excesso do que não ter falado nada.

Com a maior disponibilidade e facilidade de acesso a informações meteorológicas, é cada vez maior a quantidade de notícias falsas e interpretações meteorológicas equivocadas, feitas por pessoas irresponsáveis e desqualificadas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curiúva - PR
Atualizado às 01h20 - Fonte: Climatempo
21°
Pancada de chuva

Mín. 17° Máx. 29°

21° Sensação
4 km/h Vento
51.4% Umidade do ar
80% (12mm) Chance de chuva
Amanhã (15/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 24°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (16/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 20°

Chuvoso
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias