Quarta, 05 de Agosto de 2020 04:19
43 9.9683-7009
SAÚDE PANDEMIA

Paraná suspende cirurgias eletivas por falta de medicamentos e aumento de casos graves de coronavírus

Documento estabelece que apenas cirurgias de urgência e emergência sejam realizadas

28/07/2020 11h22
Por: Portal Curiúva Fonte: Agência Brasil
Reprodução
Reprodução

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro dos fatos que acontecem em todo Paraná.

A Secretaria de Estado da Saúde publicou nesta sexta-feira (24) a Resolução número 926/2020, que suspende temporariamente a realização procedimentos cirúrgicos eletivos ambulatoriais e hospitalares em todas as unidades hospitalares do Paraná. Documento estabelece que apenas cirurgias de urgência e emergência sejam realizadas.

O objetivo é evitar o uso de medicamentos anestésicos e relaxantes musculares. O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, disse que o momento pelo qual passa do Paraná é excepcional e, portanto, medidas extraordinárias são necessárias. “Devido a ocorrência de muitos casos graves da Covid-19, o aumento do consumo dos medicamentos, a escassez de insumos farmacológicos no mercado, tivemos que suspender temporariamente as cirurgias que não são urgentes”, afirmou o secretário.

Os procedimentos cirúrgicos cardiológicos, oncológicos e de nefrologia seguem conforme a necessidade dos pacientes e a realização de exames de urgência estão condicionados ao médico prescritor. 

Intubação

A medida foi necessária tendo em vista que o Estado passa por um contingenciamento de medicamentos para a intubação de pacientes, como os anestésicos e relaxantes musculares.

Com a Resolução, a Secretaria da Saúde objetiva, ainda, otimizar o uso de leitos de Unidade de Terapia Intensiva, muitas vezes necessária para o período pós-operatórios dos pacientes.

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curiúva - PR
Atualizado às 04h12 - Fonte: Climatempo
12°
Tempo aberto

Mín. 11° Máx. 23°

12° Sensação
14.2 km/h Vento
79.3% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (06/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 24°

Sol
Sexta (07/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 24°

Sol
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias