Quarta, 02 de Dezembro de 2020 21:14
43 9.9624-0997
EDUCAÇÃO Educação

Apenas duas escolas da região não aceitaram o projeto do ensino cívico-militar para seus alunos

O Colégio Estadual Anésio de Almeida Leite em Jacarezinho e o Colégio Estadual Antônio Martins de Mello em Ibaiti.

06/11/2020 09h22
Por: Portal Curiúva Fonte: Informe Policial
Divulgação
Divulgação

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro dos fatos que acontecem em todo Paraná.

Somente duas escolas da região do Norte Pioneiro não aderiram ao ensino cívico-militar proposto pela Secretaria Estadual de Educação e Esporte - SEED em consulta pública realizada na semana passada.

O Colégio Estadual Anésio de Almeida Leite em Jacarezinho e o Colégio Estadual Antônio Martins de Mello em Ibaiti.

De acordo com a SEED, a proposta para mudança das escolas tradicionais para o modelo cívico-militar foi direcionada a regiões com alto índice de vulnerabilidade social, baixos índices de fluxo e rendimento escolar, conforme a legislação aprovada pela Assembleia Legislativa. 

As escolas também precisavam estar em municípios com ao menos duas escolas estaduais na área urbana.

Em Ibaiti, um grupo de pais pretendem entrar com um pedido para anulação da consulta pública que recusou a implantação do ensino cívico-militar no Antônio Martins de Mello.

Segundo postagem no Facebook o grupo de pais elegam que diante de inúmeros relatos de irregularidades havidas em torno da votação acerca da implantação do sistema cívico-militar na escola, como telefonemas e abordagens diretas junto aos pais e responsáveis com o intuito de intimidar, constranger e manipular o resultado em desfavor da mudança, bem como por meio da propagação de fake news sobre a EJA, estão coletando assinaturas para um abaixo-assinado em 3 vias que serão encaminhadas simultaneamente ao Ministério Público estadual, ao Núcleo regional de Educação e à Secretaria Estadual de Educação com o intuito de anular a votação havida por estar comprometida pela imparcialidade e possível manipulação dos resultados apurados, e convocar nova votação. 

Em resposta pelo WhatsApp, o NRE de Ibaiti informou à reportagem que a solicitação foi enviada para a Comunicação da Secretaria de Educação e do Esporte em Curitiba, e que hoje (terça-feira) é recesso do dia do funcionário público, certamente nesta quarta-feira (4), haverá retorno.

A instituição ainda não enviou resposta e esta matéria será atualizada e a nota (se enviada) acrescentada neste espaço.

Nesta semana, segundo matéria da Gazeta do Povo, o Ministério Público do Paraná (MP-PR) pediu suspensão da consulta iniciada na semana passada sobre a criação de 216 colégios cívico-militares no estado. A portaria, assinada pela promotora Beatriz Spindler de Oliveira Leite, argumenta que “a Secretaria de Estado da Educação (Seed) não comunicou, em tempo hábil, a nova modelagem de gestão cívico-militar à comunidade educacional local, bem como não comunicou em tempo hábil e razoável a realização da consulta pública.”

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Curiúva - PR
Atualizado às 21h05 - Fonte: Climatempo
24°
Muitas nuvens

Mín. 20° Máx. 29°

24° Sensação
15.4 km/h Vento
78.1% Umidade do ar
90% (25mm) Chance de chuva
Amanhã (03/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 24°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sexta (04/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias