Quarta, 02 de Dezembro de 2020 15:26
43 9.9624-0997
PARANÁ PANDEMIA

Segunda onda da covid-19 chegará a Ponta Grossa, acredita especialistas

– Ponta Grossa terá uma segunda onda da covid-19?

07/11/2020 10h54
Por: Portal Curiúva Fonte: Dcmais e Diário dos campos.
Reprodução
Reprodução

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro dos fatos que acontecem em todo Paraná.

Após 227 dias de pandemia, que ainda não terminou, a média móvel de casos de contaminação pelo Sars-CoV-2 apresentou redução nas últimas semanas em Ponta Grossa, no Paraná e no Brasil. Mas países europeus que já comemoraram uma retração da doença voltaram a impor medidas restritivas mais rígidas, como lockdown, após aumento de mortes e contaminações.

É possível perceber sinais de uma possível segunda onda em cidades brasileiras como Manaus, o que é negado pelas autoridades de saúde local. Mas os números oficiais mostram que o município teve em uma média móvel de 14 dias, o máximo de 555 casos por dia. Em seguida caiu para cerca de 230 casos por durante três meses e, em outubro, voltou para acima de 400 casos.

Diante da segunda onda em parte de continentes onde a pandemia chegou primeiro e da conjuntura de retração em Ponta Grossa, a reportagem do jornal Diário dos Campos e do portal dcmais perguntou ou a quatro especialistas da área médica local: “Ponta Grossa terá uma segunda onda da pandemia?” As respostas foram unânimes: sim, é possível.

– Ponta Grossa terá uma segunda onda da covid-19?

É possível que sim. “Não só em Ponta Grossa, mas no restante do país também. O comportamento dos casos na Europa e nos Estados Unidos seguem a mesma tendência, onde sugere-se que os locais menos afetados na primeira onda, apresentam agora o maior número de casos. Esse padrão pode sinalizar o que tende a acontecer também por aqui. Alguns especialistas acreditam que essa segunda onda por lá se deva ao fato de um retorno ao que seria ‘um novo normal’, tanto pela aparente queda no número de casos e óbitos, quanto pela a chegada do verão no hemisfério norte e a flexibilização de tudo por lá neste período. Agora o que acontece, seria um outono que é o reflexo dessa situação. Como tivemos algo parecido por aqui, tanto no que diz respeito a grande flexibilização, quanto a chegada próxima do nosso verão, é possível que sigamos pelo mesmo caminho. É difícil precisar a intensidade com que a segunda onda atingiria o estado, no entanto, a grande preocupação em uma segunda onda seria a manutenção das medidas de prevenção do contágio, como o distanciamento social e uso de máscaras. Percebe-se um abandono de tais medidas por parte da população.”

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Curiúva - PR
Atualizado às 15h24 - Fonte: Climatempo
29°
Muitas nuvens

Mín. 20° Máx. 29°

29° Sensação
8.8 km/h Vento
44.1% Umidade do ar
90% (25mm) Chance de chuva
Amanhã (03/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 24°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sexta (04/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias