Quarta, 02 de Dezembro de 2020 03:03
43 9.9624-0997
SAÚDE Saúde

Fumantes com Covid-19 têm 3 vezes mais células infectadas, diz pesquisa

Simulações em pulmões criados a partir de células-tronco mostraram que infecção se alastra com mais facilidade em órgãos expostos à fumaça

19/11/2020 11h01
Por: Portal Curiúva Fonte: Metrópoles
(Foto: USP Imagens)
(Foto: USP Imagens)

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro dos fatos que acontecem em todo Paraná.

Uma pesquisa feita pela Universidade da Califórnia em Los Angeles, nos Estados Unidos, publicada na revista científica Cell Stem Cell, mostra que fumantes com Covid-19 têm 3 vezes mais células contaminadas pelo coronavírus do que não-fumantes.

O estudo foi feito com pulmões artificiais criados a partir de células-tronco. Alguns pulmões foram expostos à fumaça de cigarro por três minutos por dia durante quatro dias. Todos foram infectados com o Sars-CoV-2. Ao final do experimento, os pulmões que simulavam os órgãos respiratórios de fumantes estavam mais infectados.

Os cientistas também perceberam que o cigarro atrapalha os interferons – mensageiros do sistema imune que alertam as células sobre uma invasão – funcionem corretamente. O resultado disso é que mais células ficam vulneráveis ao coronavírus.

“Se pensarmos nas vias aéreas como os muros altos que protegem um castelo, fumar é como criar buracos nessas paredes. O cigarro reduz as defesas naturais e permite que o vírus se instale”, explica Brigitte Gomperts, responsável pelo estudo.

Para ler a matéria completa no Metrópoles, clique aqui.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Curiúva - PR
Atualizado às 02h56 - Fonte: Climatempo
21°
Muitas nuvens

Mín. 19° Máx. 29°

21° Sensação
18.3 km/h Vento
87.3% Umidade do ar
90% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (03/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 26°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sexta (04/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias